segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Educar o carácter, educar para amar, Juan Francisco Velez

Decorreu este sábado uma conferência, em Lisboa, organizada pelo Programa Protege o Teu coração Portugal com o casal fundador desta formação sobre a  afectividade para adolescentes e pais. A formação consiste em trabalhar os argumentos para educar a afectividade juvenil com base no carácter, saber esperar é um lema que pode ajudar muitos jovens, numa altura em que o amor é apenas um sentimento, ainda não existe maturidade para uma entrega total. Juan Francisco Velez insistiu na ideia de que os pais não se podem calar sobre este tema junto dos filhos, "não se calem, mais vale falar um ano antes do que um minuto depois". Um argumento muito utilizado para  justificar o "sexo seguro" é o de que os adolescentes não são capazes de se abster. 
O jovem será capaz de viver uma sexualidade inteligente, se tiver um carácter forte. Têm que ser ajudados a conhecerem-se, a escolherem bem a serem responsáveis, a traçarem um futuro com metas ambiciosas, a terem disciplina da vontade, a compreenderem o mundo emocional que os rodeia e a aprender a lidar com a afectividade. Pontos importantes para um carácter sólido.
Carências típicas de um adolescente
1. O adolescente não se conhece bem. Faz perguntas como: quem sou? Para que vivo? Que esperam de mim? Quem quero ser? São questões complexas, mas que é conveniente preparar os filhos para esta interiorização sobre si próprio. Ao entender o que significa "ser pessoa" dirá: " Não tinha consciencializado o quão valioso sou".
2. Não prevê as consequências, decide muito superficialmente, sem analisar as possíveis consequências. É preciso ajudá-lo a tomar boas decisões, onde descubra que a melhor decisão é fazer o que mais lhe convém, e não o que mais lhe apetece.
3. Ter desejos de ser aceite, esta necessidade fá-lo ser vulnerável às pressões de grupo. É necessário 
que reconheça a ameaça que essas pressões representam para as suas metas. Este é o primeiro passo para enfrentar a defesa dos próprios valores.
4. É impulsivo, esta atitude move-o a agir mais pelo efeito imediato do que pelas consequências a longo prazo. O equilíbrio emocional consegue-se usando a cabeça e o coração. Nas relações com os outros traduz-se em empatia para reconhecer e compreender os sentimentos dos outros.
5. Procura a gratificação imediata, " não te prives de...", "desfruta o momento", são mensagens que o adolescente recebe da cultura, moda, internet, etc. ..para despertar o seu impulso sexual, a curiosidade a pressão dos amigos. Por isso, têm que se apresentar razões suficientemente poderosas para que viva o auto controlo. O amor verdadeiro é a ideia que mais o desafia. Conseguir pôr metas grandes implica substituir a procura da gratificação imediata por gratificações duradouras.
6. Confunde amor com sentimento, ao perguntar aos adolescentes "o que é o amor?", respondem: "o amor é um sentimento muito profundo que sentes por alguém e que pode desaparecer a qualquer momento..." pensam que é um mero sentimento. Custa-lhes descobrir descobrir que mais do que sentir, o amor é fazer algo em favor do outro. O amor é um sentimento que se aprende com os pequenos pormenores com os pais, irmãos, amigos, aprender a escutar, explicar matemática a um amigo, fazer companhia a avó.  força de pequenos pormenores aprende-se o Amor verdadeiro. É uma educação com um resultado inequívoco: generosidade+compreensão+paciência+carinho=amor. Tirá-los da confusão em que estão envolvidos é uma tarefa chave para os educadores.  
Leia mais aqui.

1 comentário:

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